Comentários

  1. Claudemir Moreira disse:

    A paz do Senhor.
    Na lição de hoje no tópico 2 e subtópico 2 diz que Acã atravessou o mar vermelho. Mas se ele atravessou o mar ele saiu do Egito, certo? Mas não foram apenas duas pessoas que saíram do Egito e entraram em Canaã? Tendi sido Josué e Calebe? Não entendi, me ejude, por favor.
    Deus abençoe.

    1. Prof. Alberto disse:

      A Paz do SENHOR irmão Claudemir Moreira, comumente se pensa, que dos que saíram do Egito, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, mas de acordo com os textos bíblicos abaixo citados, podemos observar que não foram apenas Josué e Calebe, senão vejamos:

      1. “Nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, nenhum deles verá a terra que com juramento prometi o seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá. Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer: neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes. Certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num” – Números 14.21-30

      2. “De certo os homens que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me; exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor” -Números 32.11.12

      3. “Pois quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, isto é, todos os homens de guerra que saíram do Egito, e isso porque não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que não lhes havia de deixar ver a terra que, com juramento, prometera a seus pais nos daria, terra que mana leite e mel” – Josué 5.6.

      Podemos concluir que toda a geração de VINTE ANOS PARA BAIXO que saíram do Egito e os que nasceram no deserto, entraram na terra prometida. Já os de VINTE ANO PARA CIMA, todos os homens de guerra, pereceram no deserto por causa da desobediência. Compreendemos que Acã fazia parte dessa geração que saiu do Egito, mas que tinha menos de vinte anos na época.
      Abraços

Deixe um Comentário