EBD – Lição 08 – A Igreja de Cristo

Por 3 Comments
EBD0801

LIÇÃO 08

 

 

A IGREJA DE CRISTO

20 de agosto de 2017

Professor Alberto

 

TEXTO ÁUREO

 

 

 “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18.20)

 

 

VERDADE PRÁTICA

 

 

Cremos na Igreja, que é o corpo de Cristo, una, santa e universal assembleia dos féis remidos de todas as eras e todos os lugares.

 

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO

 

 

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18.20)

O contexto do nosso texto áureo está no evangelho de Mateus capítulo 18 entre os versículos 15 a 22 quando o Senhor Jesus fala sobre o perdão do pecado de um irmão.

Nosso texto áureo é um dos textos mais conhecidos do Novo Testamento, ele apresenta o quórum do culto cristão e ao mesmo tempo nos traz grande consolo pela promessa de estar presente junto a congregação.

No Culto do Antigo Testamento, como ainda hoje, no culto judaico ou na sinagoga, para começar o culto é necessário ter um quórum de no mínimo 10 homens, a base desse entendimento está em Gênesis 18.23-33). No Culto cristão o Senhor Jesus declara: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles” (Mt 18.20).

Essa declaração do Senhor Jesus também expressa sua natureza divina, o seu atributo da onipresença. Os três atributos exclusivos de Deus são: Onipotência, Onipresença e Onisciência, somente o Pai, o Filho e o Espírito Santo possui esse atributo.

 

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

 

1 Coríntios 12.12-20,25-27

12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

Mostrar a Igreja como corpo de Cristo e os elementos que a identificam.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

  1. Apresentar o significado da palavra “igreja” e os seus desdobramentos;

  2. Explicar os elementos que identificam a Igreja;

  3. Conscientizar os crentes de que eles são membros do corpo de Cristo.

 

INTERAÇÃO

 

 

Professor, é de suma importância para o aluno ter uma compreensão bíblica e teológica a respeito da natureza da Igreja de Cristo.

Hoje, há algumas ideias equivocadas quanto algumas instituições que se chamam “igrejas”.

Muitos confundem a Igreja de Cristo com tais instituições.

Um dos objetivos da lição desta semana é exatamente esclarecer essa questão.

O que é a Igreja de Cristo?

Qual a diferença entre a sua natureza visível e a sua natureza invisível?

Qual o papel do membro dentro do Corpo de Cristo?

São algumas questões que devem nortear a aula desta semana.

O nosso desejo é que a sua classe compreenda melhor o maravilhoso privilégio de pertencer ao Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor.

 

 

COMENTÁRIO

 

 

INTRODUÇÃO

A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes marcou o início da jornada da Igreja, e vemos o seu final glorioso no epílogo da história humana, em Apocalipse.

Todos nós fazemos parte dessa história.

O presente estudo pretende descrever a Igreja como corpo de Cristo, o que isso significa e quais são os elementos que identificam uma igreja.

 

PONTO CENTRAL

 

 

A Igreja é o Corpo de Cristo.

 

 

  1. – A COMUNIDADE DOS FIÉIS

  1. Etimologia.

O termo grego para “igreja” é ekklesía, literalmente, “chamado para fora”, do verbo grego ekkaleo, “chamar, convocar”, que não aparece no Novo Testamento grego e só ocorre duas vezes na Septuaginta: “e chamaram Ló” (Gn 19.5) e “chamarás pacificamente” (Dt 20.10, LXX).

O substantivo ekklesía aparece 115 vezes no Novo Testamento, das quais em apenas cinco não é traduzido por “igreja”: em Atos 19.32,39 e 41, a ideia é de “ajuntamento” ou “assembleia”, como aparece na ARA; e nas outras duas ocorrências o termo se refere à congregação de Israel (At 7.38; Hb 2.12).

 

  1. A assembleia dos cidadãos.

 

A Septuaginta emprega o mesmo termo ekklesía para traduzir o hebraico qahal, “assembleia, multidão humana reunida”, em referência à congregação de Israel (Dt 23.2; 31.30; 2 Cr 6.3), e para verter mais quatro palavras menos frequentes no Antigo Testamento.

Esse era o mesmo vocábulo para a assembleia dos cidadãos em Atenas.

Mas o termo aparece no Novo Testamento com um significado glorioso: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus” (Ef 2.19) e “universal assembleia e igreja dos primogênitos” (Hb 12.23).

Essas palavras expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).

 

 

  1. O significado da expressão “Santa Igreja Católica”.

 

Essas palavras aparecem nos principais credos da antiguidade cristã.

O termo katholikós, “universal, geral”, significa literalmente “de acordo com o todo”, pois é substantivo composto por katá e de holos.

A preposição grega katá significa “de cima para baixo, contra, ao longo de, conforme, de acordo, segundo”, e a palavra holos quer dizer “todo, inteiro, completo”.

Foi Inácio, bispo de Antioquia (70-110), que empregou o termo para designar a igreja com o sentido de “geral, universal”.

Mas o significado exato do termo se perdeu com o tempo.

 

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

 

 

A palavra “igreja” remonta à comunidade dos fiéis reunida em nome do Senhor Jesus.

 

 

SUBSÍDIO DIDÁTICO

 

 

O primeiro tópico é um pouco técnico.

Mas é importante conhecer o sentido etimológico do termo “igreja”.

O comentarista mostra que ekklesia é uma palavra grega que significa um grupo de pessoas “chamado para fora” e a interliga com o termo hebraico qahal, “assembleia, multidão humana reunida”, no contexto do Antigo Testamento.

 

CONHEÇA MAIS

 

EBD0802

 

Igreja  – Origem da Palavra

” “No Novo Testamento, a palavra ‘igreja’ é uma tradução da palavra grega ekklesia, que nunca se refere a um lugar de adoração, mas tem em vista uma reunião de pessoas.

Na maioria esmagadora dos casos, ekklesia indica uma associação local de crentes”.

Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.949.

 

  1. ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA

 

  1. Afinal, o que é igreja?

 

Igreja é a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas as épocas, cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hebreus 12.23).

A Igreja foi fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18).

Esta pedra é o próprio Cristo: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (Atos 4.11), tendo os apóstolos por fundamento e Jesus a principal pedra de esquina: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Efésios 2.20).

Ela é a coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15; Mt 16.18).

É a comunidade do Senhor.

Além de assembleia universal dos crentes em Jesus, o vocábulo “igreja” se refere a um grupo de crentes em cada localidade geográfica (At 11.22; 1 Co 1.2; Gl 1.2).

Ensinamos que a Igreja é una e indivisível: um só corpo, um só Espírito, uma só fé e um só batismo (Ef 4.4-5).

A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança (Ef 5.32; Cl 1.26-27).

Portanto, igreja é toda congregação ou assembleia que se reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, professando sua fé nEle publicamente e de forma diversificada, aberta a todas as pessoas, a qual inclui o batismo e a Ceia do Senhor (nas reuniões específicas).

Trata-se da igreja no sentido completo da palavra.

Como Jesus mesmo prometeu. Ele está presente na igreja por meio do Espírito Santo até a consumação dos séculos (Mt 18.20; 28.20).

 

 

  1. As ordenanças.

 

São duas as ordenanças da Igreja dadas por ordem específica do Senhor Jesus.

A primeira é o batismo em águas: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

EBD0803

 

A segunda é a Ceia do Senhor: “fazei isso em memória de mim” (Lc 22.19).

 

EBD0804

O batismo em águas é o rito que simboliza a nossa união com Cristo e é a nossa confissão pública de fé em Jesus (Rm 6.A).

Como se nasce apenas uma vez, da mesma forma o batismo acontece uma só vez (Ef 4.5).

Já a Ceia do Senhor é o rito da comunhão e significa a continuação da vida espiritual (l Co 10.16).

O crente em Jesus precisa estar em comunhão com a Igreja para participar da Ceia do Senhor.

Isso por si mostra a impossibilidade de alguém querer ser crente sem se tornar membro da Igreja.

 

 

  1. A adoração.

 

Os crentes em Jesus se reúnem para a adoração pública e coletiva.

Os dois principais verbos gregos para “adorar”, no Novo Testamento, são proskyneo, que significa “adorar, render homenagem”, no sentido de prostrar-se (Ap 19.10), e latreuo, que significa “servir” a Deus (Ap 22.3).

À luz da Bíblia, podemos definir adoração como serviço sagrado, culto ou reverência a Deus por suas obras (SI 92.1-5) e por aquilo que Deus é (SI 100.1-4).

Não há diferença entre “servir” e “adorar” nem entre “prostrar-se” e “adorar”.

Os principais elementos de um culto são: oração, louvor, leitura bíblica, pregação ou testemunho, oferta e manifestação dos dons do Espírito Santo (1Co 14.26).

 

  1. A família de Deus.

 

Não devemos confundir igreja com templo; a casa de Deus é outra coisa.

Há passagens no Novo Testamento em que o termo “casa” parece se referir à igreja: “para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (1Tm 3.15); “vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo” (1 Pe 2.5); “já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1Pe 4.17).

O termo “casa” também é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar “família” (Js 24.15; At 16.31).

A Igreja é citada como a família de Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual de Deus (1Co 3.16; Ef 2.22).

É por isso que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.

 

 

5.- A missão da Igreja.

 

 

Entendemos que a função primordial da Igreja é a glória de Deus: “quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31).

Isso é feito por meio da adoração, da evangelização, da edificação de seus membros e do trabalho social.

Nós seguimos esse propósito divino.

A Igreja foi eleita para adoração e louvor da glória de Deus (Ef 1.11-12), e recebeu também a missão de proclamar o evangelho da salvação, que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e breve voltará, ao mundo todo, ou seja, sem fazer distinção de raça, línguas, cultura, gênero ou classe social, pois “o campo é o mundo” (Mateus 13.38).

Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19 – ARA), “e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a

Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

Nós assumimos essa responsabilidade com a obra missionária.

A edificação é por meio do ensino da Palavra nas reuniões apropriadas da Igreja, como o culto de ensino e reunião da escola bíblica dominical.

Nós exercemos o ministério de socorro e misericórdia, que inclui o cuidado dos pobres e dos necessitados, e não somente aos seus membros, mas inclusive aos não-membros (1 Jo 3.17; Rm 2.10-11).

Como membros da Igreja, somos o sal da terra, proporcionando sabor à vida e evitando a putrefação da sociedade ao combatermos o pecado e a corrupção (Mt 5.13)

A Igreja tem o papel de ser a luz do mundo e que esta luz resplandeça por meio das nossas boas obras (Mt 5.14,16).

Ensinamos que para o cumprimento desta missão, no Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado (At 1.8) e Cristo concedeu líderes para servir à Igreja: “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4.12).

 

SÍNTESE DO TÓPICO (II)

 

 

As ordenanças (batismo e ceia), a adoração e a reunião de pessoas são elementos que identificam a Igreja.

 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO I

 

 

“Precisamos nos identificar primeiro com o Senhor Jesus Cristo» parecer com Ele no amor, no trato com as pessoas, nas estratégias de trabalho, no aproveitamento das oportunidades, no uso de autoridade para libertar os oprimidos e na compaixão pelas pessoas.

Enfim, identificar-se com Cristo é ser parecido com Ele no projeto de transformar o mundo […].

Precisamos também de identificação entre nós mesmos, ou seja, precisamos entender e praticar o que é ser Igreja, Não me refiro a uma comunidade com estatuto e CGC, endereço e liderança, que faz o que quer, como quer e quando quer.

Uma comunidade burocrática e fria, cheia de deveres e direitos, sem vida nem poder.

Igreja não é um lugar onde uma multidão ali chega triste e sai vazia, nem tampouco um meio através do qual se possa ganhar dinheiro, explorando-se a boa fé alheia.

Igreja não é uma facção dividida por um grupo de radicais e outro de liberais, onde só há confronto e não há vida.

Igreja não é lugar de promessas mirabolantes, mas um lugar de vida onde Jesus se manifesta, onde há sinceridade, onde acontecem maravilhas, onde o amor tem liberdade de atuar, onde há comunhão e onde há poder”

(FERREIRA, Israel Alves. Igreja Lugar de Soluções: Como recuperar os enfermos espirituais, 1.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.12-13).

 

III. O CORPO DE CRISTO

 

 

  1. O corpo e seus membros.

 

A Igreja é o corpo místico de Cristo (Ef 1.22,23).

O apóstolo Paulo chama a atenção para um detalhe importante: “o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo” (1Co 12.12).

Mas ele não relaciona o tema unidade e diversidade do corpo e seus membros com a Igreja, o que era de se esperar, mas diz o seguinte: “assim é Cristo também”.

Longe de confundir Cristo com a Igreja, pois Jesus é transcendente (Cl 1.16,17), o que Paulo nos ensina é que pertencemos a Cristo e por Ele somos membros do seu corpo (1 Co 12.27).

 

 

  1. A morada de Deus.

 

Quando Saulo de Tarso se encontrou com Jesus no caminho de Damasco, ele ouviu a voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.4).

Saulo perseguia os discípulos de Jesus, mas o Senhor se identificou com eles.

Ao apóstolo foi revelado que a Igreja é o corpo espiritual de Cristo, sendo o Senhor mesmo a cabeça (Ef 1.22,23; Cl 1.18), e seus membros são o templo de Deus, a habitação do Espírito Santo (1Co 3.16); em outras palavras, a morada de Deus no Espírito (Ef 2.22).

O tabernáculo e o Templo de Jerusalém representavam a presença de Deus (Êx 40.34; 2 Cr 7.2,16).

O salmista diz: “SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória” (SI 26.8).

Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas Deus habita no cristão individual (Jo 14.23; 1Co 6.19).

 

 

  1. Os membros do corpo.

 

A tradução “por um só Espírito” (1Co 12.13), como aparece na Almeida Século 21, e expressões correlatas na NTLH, e na NVI (que tem esta nota: “Ou com; ou ainda por”), não significa o mesmo que “em um só Espírito”.

As duas versões são gramaticalmente legítimas (Lc 2.27; 1 Co 12.3; Ef 3.5).

Ser batizado “por um só Espírito” quer dizer que é o Espírito quem batiza; isso indica a iniciação dos crentes no corpo de Cristo e não se refere ao batismo do dia de Pentecostes.

Essa posição é defendida também por Stanley M. Horton.

Não há distinção de pessoas, raça ou status social na Igreja.

O apóstolo explica: “formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1Co 12.13b).

A ilustração do corpo humano com a Igreja nos versículos seguintes, além de mostrar a unidade na diversidade, ensina também que precisamos uns dos outros (1 Co 12.21) e que, igualmente, diferimos entre si (1Co 12.18) e que precisamos cuidar uns dos outros (1Co 12.25). Isso é Igreja.

 

 

  1. Sua eleição.

 

Deus elegeu a Igreja desde a eternidade, antes da fundação do mundo (Ef 1.4), segundo presciência de Deus Pai (1 Pe 1.2).

Deus estabeleceu um plano de salvação para toda a humanidade: “em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos” (Tito 1.2); pois essa é a sua vontade (1 Tm 2.3-4).

Assim como Deus não elegeu um povo já existente, mas preferiu criar uma nova nação a partir do patriarca Abraão,  (Gn 12.2) da mesma forma o Senhor Jesus Cristo criou um novo povo formado por judeus e gentios: “o qual de ambos os povos fez um” (Efésios 2.14); “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1 Coríntios 12.13).

A nossa eleição vem de Deus: “sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus” (1 Tessalonicenses 1.4).

Na Igreja de Cristo, judeus e gentios são coerdeiros da salvação em um único corpo (Ef 3.6).

 

 

  1. Igreja atuante (militante) e triunfante.

 

A Igreja que ainda milita na terra, formada por todos aqueles que seguem a Cristo, luta contra a carne, o mundo, o diabo, o pecado e a morte (Ef 6.12).

A Igreja triunfante também é constituída dos irmãos que já partiram deste mundo, que já venceu todos esses inimigos e agora está com o Senhor Jesus.

Eles e nós pertencemos à mesma Igreja: “do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome” (Efésios 3.15).

A Igreja atuante emprega armas espirituais no bom combate: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2 Coríntios 10.4).

Ela permanece firme nessa batalha contra o mal, (Ef 6.11), e isso vai durar até a vinda de Cristo.

 

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

 

 

A Igreja é o corpo de Cristo na terra, a morada do Deus Altíssimo.

 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO II

 

 

“A fim de enfatizar e visualizar a relação viva dos crentes com o Cristo, a Biblia o apresenta como o ‘cabeça’ da Igreja, e a Igreja como seu ‘corpo’ (1Co 12.27; Ef 1,22,23; Cl 1.18).

Há várias razões para esta analogia. A igreja é a manifestação física – visível – de Cristo no mundo, a fazer seu trabalho, tal como chamar os pecadores ao arrependimento, proclamando a verdade de Deus às nações e preparando-se para as eras vindouras.

A Igreja também é um corpo, composta de um arranjo complexo de diversas partes, cada qual discreta, cada qual recebendo do Cabeça, cada qual com seus próprios dons e ministérios, contudo, todos necessários à obra de Deus por vir (Rm 12.4-8; 1Co 6.15; 10.16,17; 12,12-27; Ef 4.15,16).

(MENZIES, Wiltiam W.; HORTON, Stanley M, Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.134-35).

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Diante do exposto, concluímos que Deus estabeleceu a sua morada, primeiramente no tabernáculo e depois no Templo, ambos consagrados a Ele, e que da mesma forma o Espírito Santo também estabeleceu a sua habitação no corpo do cristão individual.

Entre gentios e judeus, o Senhor Jesus formou um novo povo (1Co 10.32), de modo que o gentio deixa de ser gentio quando se converte ao evangelho de Jesus Cristo (1Co 12.2; Ef 2.11).

A missão principal da igreja é adorar a Deus e propagar o evangelho a todas as nações da terra (Mt 28.19,20).

 

Faça o download do arquivo .doc aqui:  Baixar

Comentários

  1. Claudemir Cantanhêde disse:

    A paz do Senhor, pastor. Que Deus lhe dê uma abençoada semana e uma ótima EBD. Amanhã, na reunião de obreiro, vou adquirir seu livro ( A história de Israel) indicado como bibliografia da lição 7. Também já estou procurando – Criacionismo: Verdade ou mito. Continue citando obras de boas referências, pois isso também ajuda sua aula ficar interessante.
    Minha pergunta esta semana é sobre os comentários que o senhor fez sobre o texto áureo. Eu entendi o que foi explicado, no entanto o que eu sabia era que aquele texto não se tratava exatamente da quantidade de pessoas para Deus está presente, e sim de uma questão de reconciliação entre irmãos e portanto a necessidade de duas ou três pessoas para serem testemunha do que foi acordado entre o ofendido e o que ofendeu, aceitando Deus o que foi resolvido entre ambas as partes.
    Pode também haver esse entendimento sobre o versículo em questão?
    Um abraço.
    Claudemir.

  2. Prof. Alberto disse:

    A Paz do SENHOR irmão Claudemir o versículo 20 está dentro do contexto
    do perdão, no entanto, expressa essa maravilhosa informação, como bem
    escreveu o Dr. Russel Normam Champlin:
    “Fala da igreja em sua expressão mais simples, composta apenas por duas ou três
    pessoas, embora impelidas pelos mesmos objetivos—adorar a Deus P a i na
    pessoa de Jesus Cristo. O fato de Jesus referir-se a uma igreja que pode ser
    tio minúscula n ão indica que ele esperava que sua igreja fosse pequena,
    mas indica que ele quis mostrar que o valor da igreja não se constitui do
    número de seus membros, e sim da qualidade moral do grupo,
    especialmente devida a presença mística de sua pessoa. A presença de
    Cristo . automaticamente certa como é, eleva a posição da igreja, mesma que
    o número de seus membros seja diminuto. Contudo, o pequeno número de
    membros não garante a presença de Cristo mais do que um número elevado.
    A garantia dessa presença é a experiência esp iritual de cada indivíduo da
    congregação , na adoração do serviço a Cristo”.

  3. Claudemir Cantanhêde disse:

    A paz.
    Ok. Muito obrigado.
    Boa semana.

Deixe um Comentário